A oliveira
.
A oliveira... Pela engª Ana Monteiro...



Em Portugal existe vestígios que esta árvore já existia na Idade do Bronze mas, foram com as invasões Romanas, Visigóticas e Árabes que contribuíram para o seu desenvolvimento e cultivo. A "Oliveira Cultivada" ramificou-se em vários grupos cultivares que se espalharam e adaptam-se melhor em diferentes zonas oleícolas.


Estrutura reprodutiva» "Flores reunidas em rácimos densos nas axilas das folhas, cálice pequeno em forma de taça, corola branca, caduca, de uma só peça, aberta em estrela com 4 lóbulos; fruto, uma drupa de 1-3,5 x 0,6-2cm, elipsóide (azeitona)."

Floração» Em Portugal fim de abril, maio e junho
Maturação dos frutos» Em Portugal setembro e outubro
Habitat e ecologia» "Variante sylvestrisOcorre no estrato arbóreo das florestas esclerófilas mediterrânicas especialmente em sobreirais e azinhais e torna-se dominante em solos vérticos constituindo florestas (zambujais). É também muito frequente nos matos altos, substituinte das florestas esclerófilas mediterrânicas."
Habitat e ecologia» "Variante europaea -É cultivada em praticamente todos os países da bacia mediterrânica e tem a particularidade de suportar melhor as geadas e as baixas temperaturas e portanto ocorrer em altitudes maiores do que a variedade silvestre. Necessita entre 200 e 700mm de precipitação, mas resiste à seca assim que estiver estabelecida. Tolera ventos salgados."
Modos de propagação» "Semear o caroço da azeitona, logo que esta estiver madura, no outono. Pode ser reproduzida no interior, sendo melhor, neste caso, fazer algum tempo de estratificação a frio. Quando as plantas tiverem o tamanho suficiente para manusear pode mudá-las para o seu local definitivo, ou se preferir, colocá-las em vasos e deixá-las assim durante o inverno, mudando-as na primavera. Pôr estaca na primavera, cortar ramos semi-maduros, com 5-10 cm, que tragam na base parte do ramo mais velho. (esta ligação é que produzirá raízes)."
Fruto» "A partir da flor forma-se depois da polinização o fruto: a azeitona. é um fruto com caroço revestido de polpa mole. A cor da azeitona antes de estar madura é verde e depois de estar madura torna-se preta ou violeta-acastanhada. A árvore atinge o ponto de produção ótimo com cerca de vinte anos. A composição média de uma azeitona é água (50%), azeite (22%), açúcar (19%), celulose (5,8%) e proteínas (1,6%).


Deixo uma curiosidade para reflexão... Sabia que: em média uma oliveira dá vinte kg de azeitona e para produzir um litro de azeite é necessário cerca de cinco a seis Kg de azeitona. "
".§ ⓒ [Eng.ª C.T.A.G. e D.er] Ana Monteiro, junho de 2015 Céd. Prof. N.º 442
